sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

A Real Irmandade de São Miguel da Ala


A Ordo Equitum S. Michaelis sive de Ala, Ordem de São Miguel da Ala, é a mais antiga Ordem Portuguesa. Criada por Dom Afonso Henriques, possivelmente após a tomada de Santarém aos Mouros, na Festa de São Miguel do Monte Gargano, a 8 de Maio de 1147.
Muito pouco nos tem chegado ou sido divulgado sobre a Ordem, o que torna apetecível a leitura desta obra. Trata-se de um livro composto pela Ordem nos dias de hoje, de modo a divulgar a sua História e património cultural. Encontra-se muito bem documentado, com várias imagens e gravuras de várias epocas, inclusive de cópias de antigos manuscritos que referem a mesma.
Vamos devolver o Seu Lugar na História de Portugal.

Quis ut Deus

quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

O Livro de Horas para o Terceiro Milénio

Mais que um livro, um Diário... um manual de consulta para todos os aspirantes à Grande Obra.
Conforme nos indica o autor, José Medeiros, "a intenção deste Livro de Horas é ajudar a viver activa e conscientemente, orientando no Caminho que é a Vida e ajudando a percorrê-lo em segurança".
É um Manual que contém várias tabelas de consulta de horas astrologicas, horas solares e horas angelicais, aborda o tema dos centros energéticos do corpo humano (chackras) e um excelente calendário dos Santos.

Tal como é referido pelo autor: CUM PATIENTIA

terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Dom Duarte e a Democracia


"Num momento em que Portugal tanto procura o seu lugar no mundo, é de extrema importância apostar no futuro, chamando a atenção para a Instituição Real como suporte da identidade nacional aberta ao serviço à humanidade.
Como demonstra esta biografia política Dom Duarte e a Democracia, redigida pelo meu amigo e companheiro de ideias Mendo de Castro Henriques, um rei, para além daa personalidade que tem, é um valor intrínseco de base indispensável à continuidade democrática e à existência da comunidade. E hoje, e para nós, a personalidade de Dom Duarte, apresenta-se como tendo raízes, história e sentimentos comuns a todos os portugueses; constitui a «Pátria com figura humana»."
in Posfácio de Gonçalo Ribeiro Telles

"O Rei de Portugal, Dom Duarte, poderá não ser Monarca Reinante mas tem a difícil tarefa de manter vivo o espírito cultural da nação; e isso é mais importante do que usar uma coroa."
Tenzin Gyatso, 14º Dalai Lama do Tibete
Fátima, 22 de Novembro de 2003

Subscrever